eu no cu não aprecio

Tuesday, February 13, 2007

Ausente...

Há algum tempo, estou de regresso com um texto que não sendo meu, gostaria de partilhar convosco. Cá vai...
Os jogos de sedução são iniciados quase sempre pelas mulheres, mas elas preferem deixar que os homens acreditem que a iniciativa foi deles, atitude que, segundo uma sexóloga espanhola, é também uma maneira de atrair a pessoa desejada.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os jantares românticos não são a melhor opção para garantir o êxito da relação a dois, devendo-se apostar num programa que potencie a partilha de emoções fortes, como um concerto de música ou uma ida ao cinema.
A mulher desencadeia o processo de sedução em três de cada quatro casos quando olha e sorri.
"Mas como é o homem quem se aproxima, acredita que foi ele que iniciou o jogo de sedução, quando na realidade foi a mulher que o escolheu e o convidou para vir ao seu encontro", defende a especialista em sedução Miren Larrazábal, que há mais de uma década ensina a homens e mulheres truques para seduzir.
"A sedução é um estilo de comunicação que pretende que as pessoas se interessem por nós, se se sintam à vontade ao nosso lado e descubram que gostariam de estar muitas vezes connosco", que está muito para além da beleza física, referiu.
Como forma de comunicação, tem na auto-estima um dos pré-requisitos básicos e usa linguagem verbal e corporal, onde o olhar, o sorriso, a voz e a postura são determinantes.
Num primeiro contacto, que pode ser apenas de alguns minutos e onde não há tempo para "discutir filosofia" com a pessoa desejada, há que apostar tudo num olhar, aconselha a sexóloga.
Partilhar uma emoção forte no primeiro encontro é, segundo Miren Larrazábal, garantia quase certa de sucesso, já que vários estudos defendem que a comunhão de emoções intensas com a pessoa que se pretende atrair aumenta a probabilidade de que essa pessoa se sinta
atraída.
Por isso, para um primeiro encontro, a especialista desmistifica a ideia do jantar romântico e aconselha uma ida ao cinema, a um espectáculo ou um concerto. "Depois pode-se ir a um restaurante, mas primeiro é preciso assegurar a partilha de uma emoção, quanto mais intensa melhor", sublinha.
O trabalho de Miren Larrazábal, que preside ao Instituto Kaplan de Sexologia e Psicologia de Madrid, assenta no princípio de que todas as pessoas nascem sedutoras e com capacidades inatas para seduzir, capacidades que, por vezes, é preciso reaprender. "Em bebés a nossa capacidade de sedução está no máximo, mas, no decorrer da socialização, a escola, os pais e a própria sociedade vão-nos coarctando a auto-estima e inibem a nossa capacidade inata
para seduzir", refere a sexóloga.
Para ajudar os portugueses a revelar o sedutor que há em cada um, Miren Larrázabal trouxe a Lisboa um workshop sobre técnicas de sedução, uma área que tem vindo a desenvolver em Espanha onde se dedica também à terapia de casais de 1992.
Manter uma imagem cuidada e mostrar interesse pelo outro são outras formas para manter o parceiro apaixonado, defende a psicóloga, que refere que as mulheres são seduzidas pelos elogios à beleza enquanto os homens gostam de se sentir admirados profissionalmente.
Telefonar a meio da tarde a dizer ao companheiro que se pensa nele, deixar um bilhete ou convidá-lo para um banho a dois, são outros instrumentos simples da sedução, que tem no sentido de humor um aliado precioso.
Miren sublinha que a sedução não tem apenas um objectivo sexual ou de procurar parceiro, mas aplica-se diariamente no trabalho, com os amigos e nas relações interpessoais em geral.
"Há que aplicar a média. Dos seis mil milhões de pessoas no mundo, três mil milhões gostarão de nós e outros três mil não", diz.
Reconhece que há diferenças culturais que facilitam a sedução e que quanto mais "quente, expressivo e sensual" for o povo mais sedutor se torna.
Quanto às diferenças entre portugueses e espanhóis, Miren Larrazábal diz que os portugueses beneficiam do tom melodioso da voz, mas são mais inibidos que os espanhóis na linguagem corporal.
Cristina Fernandes Ferreira, Agência Lusa

7 Comments:

  • At 6:24 PM, Blogger The Lone Ranger said…

    Como vai a sua veia sedutora, cara Dita?

    Sente falta da prática?...

     
  • At 3:44 AM, Blogger Beri said…

    pois, pois...
    estive com essa senhora no outro dia e posso garantir-vos que é uma sedutora!
    em 5 minutos e sem me conhecer de lado nenhum, elogiou-me 2 vezes!
    porque quando se é verdadeiramente sedutor, atira-se em todas as direcções.
    no entanto, há aí umas ideias um bocadinho ao lado, na minha opinião...
    mas pronto, não custa tentar...
    da próxima vez que conhecer um homem que me desperte interesse, vou desatar a chorar...prometo!:)

     
  • At 4:27 AM, Blogger Kit said…

    A veia sedutora está um tanto ou quanto obstruída, deve ser do colesterol. Diabetes é que não se trata, pois doçura não tem havido nesta direcção.

     
  • At 2:19 AM, Blogger The Lone Ranger said…

    Está visto que é fácil desobstruir essa veia, basta sorrir...

    Espalhe a sua magia com muitos sorrisos no seu dia-a-dia.

    Vai ver que o seu corpo lhe vai implorar por injecções de insulina de tanta doçura que receberá...

    Não lhe desejo boa sorte pois seguramente não necessita, apenas lhe desejo momentos felizes.

     
  • At 3:19 PM, Blogger Pinguim Alegre said…

    Por breves momentos, tive a noção que THE LONE RANGER ia dizer à BERI para beber um danacol...
    Mas fui surpreendido pelo «espalhe o seu sorriso!»

    bjs

     
  • At 4:53 AM, Blogger Beri said…

    ó pinguim...já vi que esses óculos têm a sua razão de ser!!!
    não foi à Beri que o Lone não sei quê disse para espalhar sorrisos...
    foi à Dita!
    ...esse tipo de deslizes é contabilizado por aqui...
    e digo-te que, quando ultrapassam a dúzia o castigo é tramado!!!

     
  • At 3:25 AM, Blogger Cereja said…

    Confesso que não tive pachorra pra passar do meio do texto.
    Eu confio nos meus poderes sedutores! :)

     

Post a Comment

<< Home